Tomou posse nesta quinta-feira, na Secretaria de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo, o administrador Tiago Lacerda. Ele assumiu o cargo no lugar ocupado interinamente por Fuad Noman, desde agosto do ano passado. Fuad é secretário Extraordinário para Coordenação de Investimentos.
A secretaria extraordinária para os assuntos relacionados ao mundial foi criada em 2011, durante a posse do segundo mandato do governador Antonio Anastasia, que indicou para o cargo Sérgio Barroso, que era secretário de Desenvolvimento Econômico no primeiro mandato do governador. Barroso pediu exoneração em agosto do ano passado alegando motivos pessoais.
A posse de Tiago Lacerda aconteceu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, com as presenças do governador Antonio Anastasia, do vice-governador Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e secretários de estado.
Tiago Lacerda é filho do prefeito Marcio Lacerda e há quase um ano renunciou à presidência do Comitê Executivo da Copa na capital mineira. A nomeação de Tiago era questionada pelo Ministério Público Estadual. A ação civil pública ajuizada em outubro do ano passado pelo Ministério Público Estadual justificava que Tiago não poderia ocupar o cargo porque isso configurava nepotismo, mesmo tendo o filho do prefeito aberto mão de receber salários pela função.
Ele assumiu o cargo na prefeitura em agosto de 2009 e era responsável pela coordenação de ações do município para a preparação do mundial de futebol, além de articular com os setores públicos e privados envolvidos na Copa, entre eles a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local).
Tiago Lacerda foi confirmado pelo governador secretário de estado do governo de Minas Gerais na segunda-feira passada, juntamente com o deputado federal Eros Biondini (PTB), que assumirá no próximo dia 25 a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), substituindo Bráulio Braz, que deixou o cargo a pedido.
Tiago assumiu o cargo no lugar ocupado interinamente por Fuad Noman, secretário Extraordinário para Coordenação de Investimentos.
Eros Biondini chegou a ser pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano. Entretanto, acabou desistindo da campanha porque os petebistas resolveram apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que contou com uma coligação de 19 partidos.
Biondini
Formado em medicina veterinária, Eros Biondini tem 41 anos. Foi eleito deputado estadual, em 2006, e deputado federal em 2010. Na Câmara dos Deputados integrou as comissões permanentes de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Defesa do Consumidor. Participou da Comissão Especial da Reforma Política e da CPI sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e da Comissão sobre Catástrofes Climáticas. Presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras, e integrante da Frente Parlamentar das Santas Casas.