Já está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) o serviço "Denúncia Online".Qualquer pessoa pode usar o recurso para denunciar propaganda irregular nas cidades onde haverá 2º turno _ Contagem, Juiz de Fora, Uberaba e Montes Claros_, até o próximo dia 27, véspera da eleição.
Leia Mais
TRE apreende cartas contra Carlin Moura, na sede do PSB de ContagemBelo Horizonte teve a melhor eleição de sua história, diz presidente do TRETRE informa que 11 candidatos a prefeito tiveram os nomes substituídos de última horaNo segundo turno, candidatos atenderm TRE e fazem menos sujeira nas ruasMais de 31 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo Primeiro boletim de urna em Contagem será liberado no mesmo horário de término da votação Nove prefeitos eleitos em Minas correm o risco de serem cassados pela Justiça EleitoralTRE desaprova contas do PSDB e do PR de Minas
O sistema aceita apenas denúncias referentes à propaganda eleitoral irregular, a partir da qual os cartórios responsáveis podem se utilizar do chamado “poder de polícia” para poderem fiscalizar e fazer cessar a irregularidade. Denúncias referentes a compra de votos ou abusos de poder na eleição devem ser feitas procurando-se o Ministério Público Eleitoral, que poderá formalizar representações junto aos juízes eleitorais responsáveis.
Está em vigor a mesma legislação da propaganda eleitoral referente ao primeiro turno. Os cavaletes só podem ser colocados ao longo das vias públicas, entre 6h e 22h. Durante o dia, eles não podem dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos e nem estar em praças e jardins públicos ou presos a postes de sinalização e árvores (artigo 37 da Lei 9.504/97).
No dia das eleições não é permitido nenhum tipo de propaganda eleitoral, exceto na internet, e a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Candidatos, partidos políticos e eleitores devem ficar atentos aos prazos finais do Calendário Eleitoral.
Com informações do TRE-MG