Durante discurso, na tribuna do plenário do Senado, o senador Anibal Diniz (PT-AC) disse nessa segunda-feira que o resultado das eleições municipais "frustrou os que esperavam o fracasso do PT" em decorrência do julgamento do mensalão. Para o senador, o maior revés foi sofrido pelos que contavam com um desempenho ruim do partido.
"Se houve alguém frustrado com o resultado das eleições, foi o PSDB, que depositou todas as suas apostas de que o julgamento das pessoas envolvidas na Ação Penal 470 iria trazer grandes prejuízos e fazer com que o Partido dos Trabalhadores saísse derrotado dessas eleições - afirmou.
Segundo Anibal Diniz, o resultado nas eleições municipais foi ainda melhor que o esperado pelo PT. O senador afirmou que os candidatos do partido receberam, em 2012, 17,3 milhões votos. Além disso, segundo o senador, o partido elegeu, em primeiro turno, prefeitos de oito cidades com mais de 200 mil habitantes, além de chegar ao segundo turno em 22 cidades.
Apenas contando com o resultado do primeiro turno, o crescimento apontado pelo senador no número de cidades com prefeitos do PT é de 14%. O número, que hoje é de 550 cidades, teria passado para 625. O senador afirmou que as perspectivas são ainda melhores no segundo turno e disse esperar que o processo se dê de forma democrárica.
Com Agência Senado