A primeira campanha de segundo turno eleitoral em Uberaba, no Triângulo Mineiro, promete ser acirrada até o domingo e o resultado vai depender do empenho dos dois candidatos em conquistar o maior número de indecisos. Pesquisa do Instituto MDA feita no sábado e domingo, com o registro MG 01241/2012, mostra o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) com 41% das intenções de voto, 4,2 pontos percentuais à frente do deputado federal Paulo Piau (PMDB), que tem hoje 36,8%. Como a margem de erro do levantamento é de 4,4 pontos percentuais, Lerin pode ter entre 36,6% e 45,4%, e Piau, entre 32,4% e 41,2%, configurando empate técnico. Os eleitores que declaram votar em branco ou nulo somam 10,8% e os indecisos são 11,4%.
Em termos de decisão de voto, os eleitores de Paulo Piau se mostraram mais fiéis do que os de Lerin. Entre os que escolheram o peemedebista, 85,9% afirmam que a posição é definitiva, 11,9% ainda podem mudar e 2,2% não souberam responder. No caso do socialista, 82,9% não cogitam mudar de ideia, 12,7% dizem que podem mudar o voto e 4,4% não sabem.
Indecisos
Segundo o diretor do Instituto MDA, Marcelo Costa Souza, apesar da vantagem de Lerin, o quadro é confuso em Uberaba. A tendência é de que quem se decidiu por um dos dois candidatos mantenha o voto. Já o alto número de indecisos, votos brancos e nulos pode definir a eleição. “Será uma disputa bem acirrada até o dia da eleição. Basicamente 20% do eleitorado está indeciso ou vota branco e nulo, um percentual elevado diante da diferença pequena entre Lerin e Piau”, avalia o pesquisador. Apesar de Lerin ter conseguido mais votos neste segundo turno, a disputa se estabilizou. “Há agora um grupo bem indeciso que deve ser o fiel da balança”, opinou.
Lerin tem a maioria dos votos em ambos os sexos, mas leva mais vantagem entre o público masculino: 42,9% deles votam no socialista, enquanto 35,2% declaram preferência pelo peemedebista. Entre as mulheres, 39,3% dizem escolher Lerin e 38,2% optam por Piau. Quando o assunto é renda familiar, Lerin leva vantagem nas classes de renda mais baixa, vencendo entre os que recebem até quatro salários mínimos. Piau ganha entre as famílias com renda de quatro a seis salários mínimos e acima disso.
O resultado por escolaridade também mostra uma divisão de votos. Para 40,4% dos entrevistados com ensino fundamental, Paulo Piau é o melhor, contra 39,4% de Lerin. O peemedebista leva ainda mais vantagem – 43% contra 31,4% – entre os eleitores com nível superior. Já na faixa do ensino médio, Lerin vence com 46,6% das intenções de voto, contra 30,6%.
Ficha técnica
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 500 eleitores de Uberaba em 20 e 21 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 01241/2012 . O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.