(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

TSE muda resultado eleitoral em duas cidades, entre elas Mar de Espanha, em Minas


postado em 24/10/2012 08:35 / atualizado em 24/10/2012 08:49

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgaram na noite dessa terça-feira processos que mudaram o resultado do primeiro turno das eleições em dois municípios, em Mar de Espanha, na Zona da Mata mineira, e São João do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro. Os ministros acolheram os recursos de candidatos a prefeito das duas cidades.

No caso de Mar de Espanha, Wellington Marcos Rodrigues (PSDB) foi considerado vitorioso. Ele  teve os 4.285 votos considerados nulos  pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que impugnou a candidatura. Rodrigues era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no município e teve problemas com o prazo para desincompatibilização do cargo.

Em função disso, o segundo colocado, Joaquim José de Souza (PMDB), que teve 3.849, fora considerado vencedor. Nessa terça-feira, no entanto, os ministros do TSE entenderam que Rodrigues obedeceu os prazos corretos e deferiu o recurso do candidato, considerando o novo vencedor das eleições em Mar de Espanha.


São José do Vale do  Rio Preto


Em São José do Vale do Rio Preto, o candidato Rosaldo Machado (PMDB) teve a candidatura impugnada pelo TRE do Rio de Janeiro porque as contas de campanhas anteriores não foram aprovadas. Machado foi o mais votado, com 6.384 votos, mas não foi declarado vencedor. No entanto, o TSE entendeu que a reprovação das contas não impede a quitação eleitoral, somente a não apresentação delas. Com isso, o tribunal considerou Machado elegível e o novo eleito em São José do Vale do Rio Preto. José Carlos do Mariano (PSDB) que recebeu 3.710 votos, ficando em segundo lugar, vinha sendo considerado o novo prefeito eleito.

Os ministros do TSE têm quase 200 recursos relacionados às eleições deste ano na pauta e que sendo julgados na sessão desta noite. Eles ainda têm cerca de 3 mil processos para analisar, entre eles alguns que ainda podem mudar os resultados das eleições em alguns municípios. A expectativa é que tudo seja julgado até a data da diplomação dos vencedores, em dezembro.

Com Agência Brasil

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)