Leia Mais
Barbosa pede desculpas a Lewandowski após bate-bocaJoaquim Barbosa critica tese de outros ministros sobre quadrilhaGilmar Mendes e Joaquim Barbosa mudam voto e condenam Duda e sóciaJá durante a sessão, a crítica de Barbosa foi repelida pelos ministros. Ainda durante a sessão de quarta-feira da Corte, o ministro Celso de Mello afirmou: “Eu não seria tão crítico ao nosso sistema”. Dias Toffoli lembrou que o sistema penal americano, por exemplo, prevê a pena de morte, punição vedada pela Constituição brasileira.
Reservadamente, outro ministro ressaltou que o sistema americano também tem falhas graves. E lembrou, por exemplo, que a Justiça americana costuma encher os presídios do país com negros e hispânicos.
As comparações e as críticas levaram ao bate-boca entre Barbosa e o revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, durante a sessão.
Barbosa chegou a acusar o colega de defender o operador do mensalão, o empresário Marcos Valério. Depois, pediu desculpas e admitiu que se havia excedido. O embate foi criticado ontem pelo ministro Marco Aurélio Mello: “Nosso relator teve uma recaída. Espero que seja a última”.