O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito de São Paulo, após derrotar o ex-ministro da Saúde, José Serra (PSDB). O petista recebeu mais de três milhões de votos dos paulistanos – 3.179.844 -, o que corresponde a 55,94% dos votos válidos. Já José Serra ficou com 44,06% dos votos válidos, alcançando 2.504.574 milhões de eleitores. No primeiro turno, Serra obteve 30,75% dos votos válidos e Haddad, 29,98%.
Leia Mais
Maluf diz que erro de Serra ajudou Haddad em SPRussomano diz que seu voto é segredo e critica HaddadEm discurso, Haddad diz que vai derrubar os muros entre a São Paulo rica e a pobreNa manhã de hoje, Fernando Haddad afirmou que aguarda serenamente a apuração e que o eleitor teve 60 dias de debate para escolher entre a continuidade e a mudança na administração da cidade. "Estou com uma boa expectativa, mas vou aguardar serenamente o resultado", disse Haddad, durante uma tumultuada e rápida entrevista após registrar o seu voto em Moema, na zona sul da capital paulista.
O prefeito eleito terá a missão de administrar a maior e mais rica cidade do Brasil, com orçamento estimado para 2013 em aproximadamente R$ 42 bilhões. São Paulo tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 389,3 bilhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2009 – o que representa 12,26% de toda a riqueza produzida no país.
Com Agências