Leia Mais
São Paulo representará maior vitória do PT, diz PadilhaFalcão diz que vitórias do PT enfraquecem oposiçãoFernando Henrique defende renovação no PSDBPara analista, PSDB tem cometido erros sistemáticosCláusula de desempenho dos partidos minimizaria riscos, diz analistaPSDB precisa 'oxigenar-se', defende especialistaPetistas ficam distante do centro de comando em MinasAloysio atribui derrota de Serra à negligência do PSDBPara Artur Virgílio, PSDB deve renovar seus discursosLíderes tucanos pregam renovação no discurso e práticasPT buscará apoio do PSD para 2014, diz presidente do PT PT sofre primeira derrota em Diadema em 30 anosPT mantém hegemonia no Grande ABCPT E PSB têm mais prefeituras e eleitores; em contrapartida, PMDB recuaO PSB, que no primeiro no primeiro turno venceu em 422 cidades, no segundo turno conquistou mais seis prefeituras. O partido registrou um crescimento de 34%, o maior índice entre as legendas que disputaram as eleições de 2008 e deste ano.
O estreante PSD, uma dissidência do DEM, criado com o apoio de outros partidos, perdeu em São Paulo, onde o atual prefeito, Gilberto Kassab, é uma das principais lideranças do partido. No entanto, a legenda mostrou força em outras regiões e venceu as eleições em 502 cidades, 499 no primeiro turno e mais três no segundo turno, entre elas a capital de Santa Catarina, Florianópolis.
O DEM, que saiu desgastado no primeiro turno quando elegeu 276 prefeitos, apenas um nas 27 capitais, o prefeito de Aracaju (SE), João Alves Filho, conquistou hoje a administração do terceiro maior colégio eleitoral do país e primeiro do Nordeste, Salvador (BA). Antônio Carlos Magalhães Neto ganhou a disputa com o petista Nelson Pellegrino. Com a sua vitória, ACM Neto reverte um cenário de decadência do carlismo na capital baiana, que vinha ocorrendo desde antes da morte de seu avô Antônio Carlos Magalhães.
PDT, PPS e PCdoB elegeram em segundo turno três prefeitos cada. O PP e o DEM, dois prefeitos; o PV, PSOL, PR, PRB e PTC, um prefeito cada. O PP ganhou na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. O PTC ganhou em São Luís (MA) e o PSOL em Macapá (AP). Os pedetistas fizeram duas capitais no segundo turno: Natal (RN) e Curitiba (PR). O PPS, administrará Vitória, capital do Espírito Santo.