O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu não ir nese domingo à festa pela vitória de Fernando Haddad. Segundo integrantes do PT, Lula não quis ofuscar o pupilo e optou por telefonar para parabenizar o prefeito eleito, sem dividir os holofotes.
Tão logo soube que a vitória do ex-ministro da Educação estava definida, Dilma telefonou para dar os parabéns ao prefeito eleito. “É o Brasil de braços dados com São Paulo, e São Paulo de braços com o Brasil”, disse a presidente a Haddad.
Dilma acompanhou pela televisão e pela internet as apurações das cidades que tiveram 2º turno. Ao final das apurações, a presidente comemorou o resultado. A avaliação do Planalto é que, além da importância e da simbologia da eleição de Haddad em São Paulo, quebrando a hegemonia do PSDB na cidade, o governo poderia comemorar o fato de que a oposição teve redução de sua influência das regiões Sul e Sudeste do País.
Para o Planalto, o resultado das urnas não significou um julgamento do governo Dilma, embora tenham ocorrido derrotas em locais onde Lula e a própria presidente participaram ativamente da campanha. No Palácio, a avaliação é a de que a derrota do tucano José Serra em São Paulo cria uma “situação muito favorável” para 2014, principalmente para o objetivo petista de tentar conquistar o governo estadual, desde 1995 sob o comando do PSDB.