Leia Mais
PT quer votar novas regras do Fundo de Participação dos Estados até dezembroMensalão prejudicou PT nas eleições, diz presidente da CâmaraPT buscará apoio do PSD para 2014, diz presidente do PT PT sofre primeira derrota em Diadema em 30 anosSenador petista já defende sua candidatura ao governo do RioEm contrapartida, a nota compara o resultado da legenda ao obtido pelo seu maior rival, o PSDB, com destaque para a perda de cidades consideradas redutos tucanos no Vale do Paraíba, reduto do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB). "A nossa vitória no Vale do Paraíba é um exemplo do crescimento do PT em uma região que sempre foi tida como base do PSDB, inclusive por ser a região originária do governador Geraldo Alckmin. Lá vamos governar nove prefeituras, destacando São José dos Campos, principal polo regional, e Jacareí, onde obtivemos o quarto mandato sucessivo", diz o comunicado.
Esse resultado, avaliam os membros da executiva, apresenta uma "nova correlação de forças políticas no Estado", especialmente no Interior, para a construção de um campo político que seja "alternativo" ao PSDB - que comanda o Estado há 18 anos. "É preciso darmos mais ênfase às nossas propostas para um novo modelo educacional e de saúde no Estado. É preciso enfrentarmos o esgotamento do modelo de segurança pública. Temos todas as condições de apresentarmos ao Interior do Estado um projeto de desenvolvimento regional que garanta a descentralização do desenvolvimento econômico". E conclui: "O PT tem todas as condições políticas de liderar uma formulação que dialogue com a juventude e mostre a viabilidade de um projeto de desenvolvimento para o Estado que seja sustentável".
Neste pleito, o PT elegeu 68 prefeitos em São Paulo, 55 vices e 675 vereadores. Para a executiva estadual da sigla, isso representa 18,6 milhões de habitantes, ou 45,2% de todo o Estado "um número bastante significativo".