Leia Mais
CNJ Pede explicações ao TJ-RJ sobre obra da DeltaFrancisco Falcão vai manter a linha dura no CNJNovo corregedor do CNJ promete manter trabalho de Eliana CalmonCNJ mantém aposentadoria de juiz acusado de fazer políticaAssociação dos Magistrados quer aumentar segurança de juízes mineiros Juízes federais recorrem a Sarney para abrir canal de negociação salarialPor salário, juízes federais e do Trabalho param por dois dias a partir de hojeJuízes confirmam paralisação a partir desta quarta-feira e pedem valorização da carreiraPara solucionar as ações, a Justiça conta com 17 mil juízes e 366 mil servidores. Há uma média de 8,8 magistrados para cada grupo de 100 mil habitantes. "Os números assustam e os estrangeiros chegam a pensar que é um erro de tradução porque nenhum país tem um volume tão grande processos judiciais", disse Werner. Segundo ele, entre os maiores demandantes estão os setores público, bancário e de telefonia.
Conforme o relatório, a Justiça Estadual de São Paulo registrou uma das maiores taxas de congestionamento do País, índice que indica os processos que não conseguiram ser resolvidos. A taxa paulista foi de 80% e a nacional foi de 71,2%. Ou seja, 7 de cada 10 ações que tramitaram em 2011 não foram concluídos.
De acordo com o levantamento, as despesas totais do Judiciário em 2011 somaram R$ 50,4 bilhões, valor 1,5% superior ao gasto em 2010. A maior despesa foi com recursos humanos. Nessa área, foram consumidos R$ 45,2 bilhões, ou 89,7% do total.