Leia Mais
Família do ex-ministro Ciro Gomes emplaca apadrinhado em FortalezaContra candidato do PT, governador de PE e presidente nacional do PSB vai a FortalezaNovo prefeito de Fortaleza vai gerir cidade com PIB de R$ 31,7 bilhõesPlanalto e PT tentam coibir "apetite" do PSB por cargosCiro ficou profundamente magoado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no 2.º turno, foi a Fortaleza fazer campanha para o candidato do PT, Elmano de Freitas. O ex-ministro declarou que Lula foi “muito incorreto” com ele nas eleições de Fortaleza.
Assim como os socialistas, o PT também pretende lançar candidato ao governo do Estado, rompendo uma aliança de quase oito anos. O nome da atual prefeita petista de Fortaleza, Luizianne Lins, é o mais lembrado para entrar na corrida estadual. Mas ela perdeu força dentro do partido após o fracasso de seu candidato, Elmano de Freitas, na eleição de domingo. “Foi um duríssimo golpe”, diz o deputado José Guimarães (PT-CE).
Abalada, Luizianne evitou aparições e declarações, deixando de se solidarizar publicamente com Elmano. Ele subiu no palanque sozinho no domingo (28) à noite para, diante da militância, lamentar a derrota. A eleição de Elmano era vital para turbinar desde já a candidatura de Luizianne, em 2014.
Dividido, o PT cearense engalfinha-se entre várias tendências que, agora, vão dificultar as pretensões políticas da prefeita que se elegeu, em 2004, à revelia do partido. Na época, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou o candidato do PC do B e hoje senador Inácio Arruda. Paralelamente ao fracasso pessoal, Luizianne também acabou impondo uma derrota a Lula, que pediu pessoalmente votos para Elmano.