Leia Mais
PSDB precisa 'oxigenar-se', defende especialistaAloysio atribui derrota de Serra à negligência do PSDBMensalão prejudicou PT nas eleições, diz presidente da CâmaraPT buscará apoio do PSD para 2014, diz presidente do PT PT sofre primeira derrota em Diadema em 30 anosPT vai testar em São Paulo planos para nova classe médiaPossível adversário do PT na disputa presidencial de 2014, Aécio afirmou na segunda-feira passada que o partido da presidente Dilma Rousseff “caminha de forma célere para os grotões”.
De fato, os petistas vão governar apenas uma cidade mineira com mais de 200 mil eleitores a partir do ano que vem: Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No 2º turno, o PT perdeu em Juiz de Fora, Contagem e Montes Claros para adversários do PMDB, PC do B e PRB - todos apoiados por Aécio.
Ainda assim, o PSDB vai governar cidades que abrigam 400 mil moradores a menos do que o PT e 80 mil a menos do que o PSB, que inflou seu resultado graças à conquista da capital.
A maior cidade que os tucanos vão administrar em solo mineiro é Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 400 mil habitantes. A segunda é Divinópolis - que já não faz parte do clube do 2.º turno, que reúne os 83 maiores municípios do País.
Em tamanho da população a governar, os municípios do PSDB são cerca de 30% menores que os do PT, em média.