O PT ficou em primeiro lugar no ranking das cidades com maior população a governar em Minas Gerais e São Paulo, os dois principais redutos do PSDB no Sudeste.
Possível adversário do PT na disputa presidencial de 2014, Aécio afirmou na segunda-feira passada que o partido da presidente Dilma Rousseff “caminha de forma célere para os grotões”.
De fato, os petistas vão governar apenas uma cidade mineira com mais de 200 mil eleitores a partir do ano que vem: Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No 2º turno, o PT perdeu em Juiz de Fora, Contagem e Montes Claros para adversários do PMDB, PC do B e PRB - todos apoiados por Aécio.
Ainda assim, o PSDB vai governar cidades que abrigam 400 mil moradores a menos do que o PT e 80 mil a menos do que o PSB, que inflou seu resultado graças à conquista da capital.
A maior cidade que os tucanos vão administrar em solo mineiro é Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 400 mil habitantes. A segunda é Divinópolis - que já não faz parte do clube do 2.º turno, que reúne os 83 maiores municípios do País.
Em tamanho da população a governar, os municípios do PSDB são cerca de 30% menores que os do PT, em média.