Apesar do esforço da base aliada do governo federal para finalizar o mais rápido possível a CPI do Cachoeira, está marcada para a sessão desta quinta-feita, no Senado, a leitura do requerimento de prorrogação da comissão por 48 dias. O encerramento dos trabalhos da CPI estava previsto para o próximo domingo.
Para a confirmação da prorrogação, não é necessário que o requerimento seja votado. O pedido só precisa ter as assinaturas de pelo menos um terço dos parlamentares de cada casa do Congresso – 27 senadores e 171 deputados. O requerimento foi protocolado nessa quarta-feira (31) na Mesa do Congresso Nacional, mas a prorrogação depende de leitura no plenário do Senado. O processo de conferência de assinaturas impediu que isso ocorresse ainda nessa quarta.
A prorrogação da CPI por 48 dias é defendida pelo relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), e pela base aliada do governo. A outra proposta de prorrogação, defendida por oposicionistas e parlamentares independentes, não obteve o número mínimo de assinaturas na Câmara dos Deputados.