Leia Mais
PT quer tirar ministro que pode ser ameaça no CearáPT E PSB têm mais prefeituras e eleitores; em contrapartida, PMDB recuaSomados os dois turnos, o PSB foi partido que mais conquistou prefeituras de capitais do NordestePMDB tenta se blindar contra crescimento de Eduardo CamposCCJ aprova projeto que cria 98 cargos comissionadosGovernador de Pernambuco diz que "fofoqueiros" não vão afastá-lo de DilmaDilma "afaga" PSB e Cid Gomes lança governador de Pernambuco candidato a viceDilma quer evitar 'ruído' entre PT e PSB, diz governadorPT vai testar em São Paulo planos para nova classe médiaPSB é a 'noiva da vez' para 2014, diz analistaNos bastidores, dirigentes petistas reconhecem o crescimento do PSB, mas preferem dizer que o partido já está muito bem aquinhoado. Ainda na avaliação petista, as acomodações pós-eleições deveriam se resumir a atender Gabriel Chalita, do PMDB, considerado peça fundamental na vitória de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, e o PSD, de Gilberto Kassab, como se desenha no Planalto. Eles não gostariam de ver o PSB ampliar seu espaço na Esplanada, mas temem que isso possa acontecer.
Campos, que está sendo esperado em Brasília em data ainda a ser marcada, vai conversar com Dilma como presidente do PSB. Após o 2.º turno, o governador apresentou números do crescimento da legenda e fez questão de mandar um recado a Dilma e aos petistas. Em sua fala, deixou a mensagem que “ficou a lição” de que o PSB apoiou mais o PT nessas eleições do que PT apoiou o PSB. Campos lembrou que, enquanto o PSB apoiou o PT em 11 cidades, o PT só apoiou o PSB em uma, Duque de Caxias (RJ). “Fica a lição”, avisou.
O Planalto sabe que o PSB é um aliado importante. “Não queremos abrir mão do PSB”, disse um assessor palaciano. A intenção do Planalto, no entanto, é “monitorar” Campos, mantendo a boa relação atual, apesar de reconhecer que houve estremecimento em virtude da disputa em várias cidades, como Fortaleza, onde o rompimento foi declarado. Campos é potencial candidato à Presidência em 2014 e tudo dependerá do que ocorrer até lá