Leia Mais
STF já avalia redução da pena de Marcos Valério e Roberto JeffersonMinistros do STF são contra nova investigação agoraTeori Zavascki deve tomar posse no STF no dia 29 de novembroSupremo retorma hoje fixação das penas dos 25 réus do mensalãoDeputado federal Jairo Ataíde será julgado no STF nesta 6ª feira Julgamento do mensalão será retomado hoje após intervalo de quase duas semanasCorrida contra o relógio para encerrar julgamento do mensalãoO político alega que não há provas de que ele tenha cometido fraudes conscientemente e do vínculo entre ele e as pessoas envolvidas na fraude. Também cita que os demais denunciados foram absolvidos. A denúncia foi recebida pela Justiça de Minas Gerais em 2004, mas o processo foi para o STF quando Ataíde se elegeu para a Câmara dos Deputados. A lei prevê pena de detenção de dois a quatro anos, além de pagamento de multa. O caso está à beira da prescrição.
A pauta também prevê o julgamento de duas ações de repercussão geral – o que for decidido pelo STF será aplicado em todos os casos semelhantes em instâncias inferiores da Justiça. O primeiro é para saber se o Poder Judiciário pode reajustar vale-refeição de servidores estaduais ou se somente o Executivo pode fazê-lo por decreto. O placar está empatado em 4 votos a 4. Restam os votos dos ministros Celso de Mello e Joaquim Barbosa.
A segunda ação com repercussão geral envolve concursos públicos. Em 2011, a Corte definiu, por unanimidade, que a administração pública está vinculada às normas do edital e deve preencher as vagas previstas dentro do prazo de validade do concurso. O estado de Mato Grosso recorreu, alegando que o STF deixou de especificar como a decisão deve ser aplicada.
A pauta do STF pode ser alterada a qualquer momento, segundo decisão do presidente Carlos Ayres Britto.