Leia Mais
Juízes brasileiros 'julgaram menos' em 2011, diz CNJEliana Calmon diz que segurança de juízes é deficienteEliana Calmon deixa CNJ sem conseguir processar juízesDenúncias de corrupção atingem 2% dos juízes do Tribunal de Justiça de São PauloJuízes do Ceará aderem à paralisação nacionalJuízes federais recorrem a Sarney para abrir canal de negociação salarialAlém da reposição, os juízes querem adicional por tempo de serviço e equiparação com a magistratura dos Estados e com o Ministério Público. Eles asseguram que não haverá prejuízo à população, “uma vez que as audiências que seriam realizadas durante a semana serão antecipadas ou marcadas para datas próximas”.
“Em flagrante desrespeito à Constituição, o Poder Executivo não encaminhou ao Congresso, no ano passado, a proposta orçamentária do Judiciário que assegurava o reajuste do subsídio e, neste ano a proposta do Judiciário foi indevidamente reduzida”, alegam a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidades que conduzem o movimento.
Os juízes estão indignados porque foi oferecida a todos os servidores, inclusive a eles, reposição de 15%, em três parcelas anuais de 5%. “(O governo) não levou em consideração a peculiaridade da magistratura. Isso foi muito mal recebido pelos juízes”, diz o presidente da Ajufe, Nino Toldo. “Não queremos privilégios, apenas a reposição."