Leia Mais
Oposição entra com pedido para que Lula seja investigado por envolvimento no mensalãoInstituto Lula vira central de comando para petistasValério citou Lula em depoimento ao MP, diz revistaDefesa de Jefferson não crê que Gurgel investigará LulaMarcos Valério diz que esquema pagou despesas de LulaJustiça livra Lula de devolver R$ 9,5 milhões Valério entrega passaporte ao STF pela segunda vezMarcos Valério infringe lei até em construção de muroLula terá agenda de oito dias na África e na Ásia,Dilma diz querer igualdade de oportunidades para todosCondenado pelo Supremo Tribunal Federal a 40 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato lavagem de dinheiro e evasão de divisas, o empresário prestou depoimento em setembro ao Ministério Público Federal, como revelou o Estado.
Investigadores que acompanharam o depoimento, mantido em sigilo, contaram que Marcos Valério citou Lula, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci. Segundo o Ministério Público, o empresário fez revelações sobre o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), ocorrido em 2002. Apontado como operador do mensalão, ele também mencionou outras remessas de recursos para o exterior e prometeu dar detalhes sobre a acusação, se for incluído no programa de proteção à testemunha.
“Marcos Valério está fazendo chantagem. Se ele tem algo a exibir que exiba. Se não mostrou nada, até agora, é porque não tem”, afirmou o advogado Sigmaringa Seixas, ex-deputado do PT.
Apesar de minimizar o depoimento de Valério, Lula avalia que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino devem se preservar. No seu diagnóstico, o STF tende a aplicar penas muito duras contra os petistas e qualquer declaração pode prejudicá-los. Foi por esse motivo que Lula pediu à cúpula do PT, na semana passada, o arquivamento de um manifesto de apoio aos réus do mensalão.