Jornal Estado de Minas

Defesa de Dirceu e Genoíno prometem ir até a OEA se for preciso

Os advogados de José Dirceu e José Genoino prometem recorrer da decisão. “Respeito a decisão do Supremo, mas o fato de respeitar não quer dizer que concorde com ela. Tanto o ex-ministro José Dirceu tanto a defesa não estão satisfeitos”, disse o advogado de Dirceu, José Luís de Oliveira Lima. A primeira medida a ser tomada pelo advogado que defende Dirceu será tentar derrubar a condenação por formação de quadrilha, já que o placar foi apertado: seis votos a dois. “Em último caso, segundo Lima, vamos recorrer até mesmo à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).”
Já o defensor de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, disse que o resultado de ontem apenas dá continuidade a uma injustiça anteriormente perpetrada (a condenação por formação de quadrilha e corrupção ativa). “Homem de guerrilha, prisão e tortura, batalhador congressista que foi, não se impressiona com a condenação de agora – a encara de peito aberto e cabeça erguida”, afirmou Pacheco.

Vice-líder do governo e irmão de Genoino, o deputado José Guimarães (PT-CE) lamentou a decisão do Supremo. “O que posso dizer é que, quem conhece ele, como eu e minha família conhecemos, só pode estar indignado.” Segundo ele, o irmão não tem como pagar a multa. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comentar a decisão do STF. “Eu não achei porque eu não vi. Deixa eu ver”, disse Lula, indagado sobre o que achava das condenações, após participar da abertura da Olimpíada do Conhecimento, em Barueri (SP).