Leia Mais
Ex-ministro José Dirceu chama processo do mensalão de "infame"Defesa de Dirceu e Genoíno prometem ir até a OEA se for precisoCristovam lamenta situação de Dirceu e GenoinoLula evita comentar condenação de Dirceu e GenoinoJosé Dirceu é condenado a mais de 10 anos de prisão por envolvimento no mensalãoNamorada pretende visitar Dirceu na cadeia todos os diasPresidente do PT diz que STF foi 'injusto' ao julgar DirceuPor ser advogado, Dirceu terá sala especial sem gradesO líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), avaliou, porém, que o período da pena de prisão imposto aos petistas “foi pouco”. “Mas o importante não é a duração da pena e, sim, a postura de implacabilidade adotada pelo Supremo”, ressaltou.
Para o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, que disputou a Presidência em 2010 pelo PSOL, “o Supremo não se deixou impressionar pelo poderio político do acusado e deu uma pena pesadinha”. “Não facilitaram.”
O ex-deputado Fernando Gabeira (PV) disse que a condenação de Dirceu é “a consequência jurídica de um processo político que já havia sido decidido na Câmara com a cassação do mandato dele”.
‘Injustiça’
Já o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), afirmou que os ministros do Supremo cometeram uma “grande injustiça”. “Eles (Dirceu e José Genoino) foram condenados de forma injusta. Eles lutaram contra a ditadura, pela democracia. Vejo com tristeza e dor essa condenação”, afirmou Tatto.
Na avaliação do jurista Miguel Reale Júnior, professor da Faculdade de Direito da USP, as penas aplicadas pelo STF a Dirceu e Genoino são elevadas, mas justificadas do ponto de vista legal. “As penas são elevadas, sem dúvida, mas estão dentro dos parâmetros que foram aplicados a quase todos os envolvidos”, afirmou.
Ex-mulher
A comerciante Clara Becker, primeira mulher do ex-ministro José Dirceu, disse ter ficado “aliviada” ao saber que ele terá possibilidade de ficar em regime semiaberto depois de 1 ano e 9 meses de prisão. “Meu filho Zeca (Dirceu, deputado federal, PT-PR) havia me dito para eu esperar pelo pior. Dois anos até que passam rápido”, afirmou Clara.