O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, divulgou na tarde desta terça-feira um vídeo em seu blog pessoal dizendo estar "indignado" com a fixação das penas dos petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino no caso do mensalão. Para ele, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi "injusto" com seus correligionários. "Recebi com muita tristeza, mas também com extrema indignação a decisão injusta do STF, que condenou a penas elevadíssimas, fora de parâmetro, os companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino", afirmou Falcão, ressaltando a possibilidade de recorrer a "foros internacionais" ao final da fase dos agravos e recursos.
Leia Mais
Por ser advogado, Dirceu terá sala especial sem gradesOposição celebra as penas aplicadas a Dirceu e líder petista vê "'tristeza e dor"Ex-ministro José Dirceu chama processo do mensalão de "infame"PT perde dois vereadores para o prefeito Marcio LacerdaNamorada pretende visitar Dirceu na cadeia todos os diasCondenação de Dirceu é 'injusta', diz presidente da UNEDirceu e Genoino não são bandidos, diz Jaques WagnerO ex-ministro José Dirceu teve sua pena fixada nesta segunda-feira (12) em dez anos e dez meses de cadeia por corrupção ativa e formação de quadrilha no caso do mensalão. José Genoino, que era presidente do PT à época do mensalão, pegou seis anos e 11 meses. Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, foi condenado a oito anos e 11 meses. Eles também foram condenados a pagar multas.
Falcão afirmou que o julgamento teve "viés político" e foi influenciado pelos "grandes meios de comunicação". "Foi um julgamento com viés político e com pressão muito forte dos grandes meios de comunicação, e mudando totalmente parâmetros consagrados da jurisprudência do Direito Brasileiro", afirmou.
Ao final do vídeo de 1 minuto e 46 segundos, Falcão expressou sua "solidariedade" aos três condenados. "Quero aqui novamente expressar minha solidariedade aos companheiros injustamente condenados"..