Em resposta às críticas públicas feitas na última quinta-feira quarta-feira pela Comissão Executiva Nacional do PT ao julgamento do mensalão a direção do PSDB divulgou na quinta-feira (15) uma nota oficial em defesa do Supremo Tribunal Federal. O partido opositor ao governo federal disse saudar a maneira como os ministros da Corte conduziram o julgamento do mensalão, que condenou a antiga cúpula petista, inclusive o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Leia Mais
PT lança manifesto em defesa dos réus do mensalãoJulgamento do mensalão ganha contornos de novela e vira um campeão de audiência Ayres Britto despede-se do Supremo e não deixará penas do mensalão por escritoBarbosa quer acelerar cumprimento de penas dos condenados no processo do mensalãoPPS já estuda romper aliança com PSDB para 2014O documento, assinado pelo presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), diz que o PSDB reconhece e apoia o papel do STF: “Estaremos sempre ao lado daqueles que querem um Brasil mais transparente e sem privilégios”. O texto afirma ainda que o Supremo “vem cumprindo o seu papel e tem contribuído enormemente para o fortalecimento das nossas instituições e da democracia no Brasil”.
A nota da executiva do PT divulgada na quarta-feira (14) sustenta que a Corte fez política e “desrespeitou garantias constitucionais” para tentar criminalizar o partido durante o julgamento. De acordo com o texto dos petistas, o STF “deu estatuto legal a uma teoria nascida na Alemanha nazista, em 1939 atualizada em 1963 em plena Guerra Fria e considerada superada por diversos juristas”.
O PT sustenta ainda que o Supremo “instaurou um clima de insegurança jurídica” no País e que os ministros da Corte agiram sob “intensa pressão da mídia conservadora” e por ela se deixaram contaminar..