O prefeito Marcio Lacerda (PSB) disse nessa sexta-feira que não há nada definido sobre a formação do seu secretariado no próximo mandato. “É tudo especulação. As notícias estão absolutamente infundadas”, afirmou o prefeito. Lacerda, que deu uma entrevista coletiva à imprensa para falar das consequências do temporal que atingiu a capital na quinta-feira, não quis se aprofundar nos assuntos políticos. A costura para a montagem do secretariado promete ser complexa, pois, durante a campanha, Lacerda se coligou a 18 partidos, além de sua própria legenda, o PSB.
Leia Mais
PT aprova projeto de Lacerda para mudar plano de carreira do funcionalismoLacerda vai ter que administrar "fila" para ocupar vagas do PT na Prefeitura de BHNa base do prefeito Marcio Lacerda, PSB e PSDB travam disputa pela Presidência da CâmaraLacerda está na reta final para escolher secretariadoLacerda diz que governo terá mudanças "complexas" no secretariadoVereadores novatos fazem pedidos ao prefeito Marcio LacerdaNa Assembleia, deputados ironizam Marcio Lacerda com uniforme de babáDeclaração de Lacerda de que PBH deveria "ter sido um pouco mais babá" repercute na CâmaraApesar de Lacerda negar que já tenha iniciado a formação do secretariado para o segundo mandato, na Câmara dos Vereadores parlamentares tratam diariamente das indicações, e muito dificilmente as conversas ainda não chegaram ao prefeito. Para a Educação, por exemplo, o mais cotado é o líder do governo na Casa, Ronaldo Gontijo (PPS), eleito em outubro para o sexto mandato como vereador. O parlamentar já foi administrador da Regional Barreiro, onde mantém base eleitoral, e diretor de escola da rede municipal de ensino.
Entre as pastas com mais de um “candidato” está a secretaria que a prefeitura pretende criar para tratar especificamente da organização da Copa do Mundo em Belo Horizonte, uma das cidades-sede da competição. Os vereadores Pablito (PSDB) e Daniel Nepomuceno (PSB), vice-presidente do Clube Atlético Mineiro, ao menos por enquanto, disputam o cargo. O vencedor poderá ganhar cacife para uma candidatura a deputado estadual em 2014. A secretaria da Copa terá estrutura própria e não terá qualquer ligação com a pasta de Esportes, o que indica a criação de número maior de cargos que também podem ser usados para atendimento a partidos aliados.
Para o comando da Guarda Municipal, o nome mais citado é o do vereador eleito Coronel Piccinini (PSB), um policial militar reformado, categoria que já comanda a corporação desde a administração do prefeito Fernando Pimentel (PT), hoje ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Confiança
Ao largo de todas as movimentações de aliados do prefeito para ocupação de cargos, pelo menos três estão fora das conversas entre os parlamentares: Governo, Serviços Urbanos e Relações Institucionais, ocupadas, respectivamente, por Josué Valadão, Píer Giorgio Senesi Filho e Marcello Abi Saber. Os três trabalharam nas empresas de Lacerda nas décadas de 1980 e 1990, são da extrema confiança do prefeito e a única chance de deixarem os cargos seria um convite com contracheque bem gordo por parte da iniciativa privada.
A pasta de Governo é a responsável pela conexão do prefeito com todas as outras secretarias.
.