Brasília - O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira um projeto de resolução para disciplinar o pagamento de Imposto de Renda sobre o décimo quarto e décimo quinto salários dos senadores. Pelo projeto aprovado, fica ratificado o ato da Mesa Diretora da Casa, de setembro, no qual ficou decidido que o Senado irá arcar com os pagamentos dos impostos devidos pelos senadores no período de 2007 a 2011 e irá buscar o ressarcimento na Justiça.
Leia Mais
Deputados federais esvaziam sessão sobre fim do 14º e 15º saláriosLista de benefícios e alto salário deixam deputados federais longe da realidade da populaçãoReajuste dos salários do Tribunal de Justiça e Ministério Público de Minas segue o SupremoSenado aprova projetos de reajustes de servidores públicos e ministros do SupremoDeputados podem votar hoje reajuste de servidores federaisReajuste salarial de vereadores entra de novo na pauta da Câmara de BHSenadores não concordam com Senado e pagam Imposto de Renda do próprio bolsoTCU avalia se age no caso de Imposto de Renda devido por senadoresTCU acompanha debate sobre a tributação de vencimentos dos senadoresA advocacia do Senado irá questionar na Justiça o pagamento do imposto porque acredita que esses benefícios não são tributáveis por se tratar não de rendimentos, mas de verba indenizatória. Por isso, a Casa não recolheu na fonte o IR sobre os respectivos salários adicionais, e os senadores e ex-senadores receberam carta da Receita com a cobrança.
Paralelamente, tramita no Congresso o projeto para extinguir o pagamento dos dois salários extras no início e fim de cada ano. Pelo texto aprovado no Senado, e que atualmente está em análise na Câmara dos Deputados, os parlamentares passarão a receber o benefício apenas no início e fim do mandato. .