O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministro Joaquim Barbosa, destacou em seu discurso de posse a necessidade de igualdade de direitos entre todos os cidadãos. “Preciso ter a honestidade intelectual de dizer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados iguais”, disse e completou: “Justiça é indissociável de igualdade”. Barbosa também destacou o papel do juiz e afirmou que cabe aos magistrados estarem inseridos nos anseios da sociedade atual. “O juiz é um produto do seu meio e do seu tempo Pertence ao passado à figura do juiz que se mantém distante, alheio aos anseios da sociedade da qual ele está inserido”, afirmou.
Leia Mais
Posse de Barbosa siginifica um "novo Brasil', diz ministraPosse de Barbosa no STF esvazia plenário do SenadoJoaquim Barbosa é empossado como novo presidente do STFFesta para Barbosa reúne 1.200 convidados em BrasíliaEx-colegas de Supremo e governadores exaltam as qualidades de Joaquim BarbosaArtistas destacam simbolismo da chegada de um negro à presidência do STFOAB defende mudanças no financiamento de campanhasArtistas prestigiam posse de Joaquim Barbosa no STFGurgel ataca PEC que restringe poderes do MPSobre as instituições brasileiras, Barbosa afirmou que atualmente o Brasil serve de referência internacional. “Hoje pode se dizer que temos instituições sólidas, submetidas cada vez mais ao escrutínio da sociedade, de organizações e da sociedade internacional”, disse.
Para finalizar sua fala, o ministro agradeceu a presença dos amigos, familiares, do filho e da mãe, Benedita Barbosa, a quem apresentou como “querida mãe”.
Aos 58 anos de idade, o ministro Joaquim Barbosa chega ao mais elevado posto da Justiça Brasileira para ser o 55º presidente da Suprema Corte desde o Império e o 44º a partir da proclamação da República.