Brasília - Os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie e Ayres Britto, exaltaram hoje as qualidades de Joaquim Barbosa, empossado nesta quinta-feira na presidência da mais alta Corte do país. Para Ayres Britto, a característica combativa do ministro não deve ser encarada como um problema que possa afetar o comando dos julgamentos no STF.
Leia Mais
Barbosa será bom 'timoneiro', diz Ayres BrittoEm discurso de posse, Barbosa diz que nem todos são tratados com igualdade pela JustiçaPosse de Barbosa no STF esvazia plenário do SenadoBarbosa preside pela primeira vez o Conselho Nacional de JustiçaJoaquim Barbosa reúne os colegas e elege prioridades para cumprir a promessa Barbosa põe em pauta salário vitalício para ex-governadorFesta para Barbosa reúne 1.200 convidados em BrasíliaAo tomar posse na presidência do STF, Joaquim Barbosa é cercado por celebridadesA a ex-ministra Ellen Gracie, que também chegou a presidir o Supremo, declarou o seu contentamento com a posse de Barbosa e lembrou que ela mesma quebrou um paradigma de preconceitos quando foi a primeira mulher a comandar a Corte.
“O fato de ter sido a primeira mulher e ter vencido o primeiro preconceito, de certa forma demonstra que quando a gente supera, como sociedade, um primeiro preconceito, trona-se mais fácil vencer o segundo e o terceiro”, disse. “O importante é que nós reconheçamos que ainda temos preconceitos e possamos trabalhar sobre eles para nos tornarmos uma sociedade melhor”, completou.
Também estiveram presentes à cerimônia o ex-ministro Cezar Peluso, que presidiu o STF este ano e se aposentou compulsoriamente, representantes da magistratura e do Ministério Público, ministros de Estado, parlamentares e os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A presidenta da República, Dilma Rousseff, também participou da posse de Joaquim Barbosa ao lado dos ministros do STF. Alguns governadores também compareceram ao evento. Antônio Anastasia, de Minas Gerais, ressaltou a felicidade do povo mineiro com a chegada de um conterrâneo ao comando do Supremo. “Estamos felizes, em Minas Gerais, pela posse de um ilustre filho da cidade de Paracatu”, disse.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou ver com “grande entusiasmo” a chegada de Joaquim Barbosa à presidência da mais alta Corte do país.