Brasília - Os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie e Ayres Britto, exaltaram hoje as qualidades de Joaquim Barbosa, empossado nesta quinta-feira na presidência da mais alta Corte do país. Para Ayres Britto, a característica combativa do ministro não deve ser encarada como um problema que possa afetar o comando dos julgamentos no STF.
A a ex-ministra Ellen Gracie, que também chegou a presidir o Supremo, declarou o seu contentamento com a posse de Barbosa e lembrou que ela mesma quebrou um paradigma de preconceitos quando foi a primeira mulher a comandar a Corte.
“O fato de ter sido a primeira mulher e ter vencido o primeiro preconceito, de certa forma demonstra que quando a gente supera, como sociedade, um primeiro preconceito, trona-se mais fácil vencer o segundo e o terceiro”, disse. “O importante é que nós reconheçamos que ainda temos preconceitos e possamos trabalhar sobre eles para nos tornarmos uma sociedade melhor”, completou.
Também estiveram presentes à cerimônia o ex-ministro Cezar Peluso, que presidiu o STF este ano e se aposentou compulsoriamente, representantes da magistratura e do Ministério Público, ministros de Estado, parlamentares e os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A presidenta da República, Dilma Rousseff, também participou da posse de Joaquim Barbosa ao lado dos ministros do STF. Alguns governadores também compareceram ao evento. Antônio Anastasia, de Minas Gerais, ressaltou a felicidade do povo mineiro com a chegada de um conterrâneo ao comando do Supremo. “Estamos felizes, em Minas Gerais, pela posse de um ilustre filho da cidade de Paracatu”, disse.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou ver com “grande entusiasmo” a chegada de Joaquim Barbosa à presidência da mais alta Corte do país. Ele espera que o novo presidente do STF consiga tornar o Judiciário brasileiro mais ágil para garantir o fim da impunidade, inclusive nos processos de corrupção. “É importante para o país, para as pessoas”, ressaltou.