Brasília – Graças à atuação no julgamento do mensalão, o popstar Joaquim Barbosa – destaque nas redes sociais, como nas fotos em que é comparado ao super-herói Batman – foi prestiago por artistas na posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). No plenário, figuravam personalidades como a atriz Lucélia Santos e o cantor Djavan. A apresentadora Regina Casé e os atores Milton Gonçalves e Lázaro Ramos chegaram no mesmo horário, desceram do carro no fim da Esplanada e caminharam o restante do trajeto ao STF a pé. Lázaro Ramos destacou a atuação de Joaquim Barbosa e sua proximidade aos anseios da população. “Acho que, independentemente da negritude ou de qualquer coisa, ele se mostrou um membro do Supremo Tribunal Federal que dialoga com o que a sociedade espera, tanto é que esta posse está cheia de gente. É um momento importante para o nosso país, estou aqui para deixar uma força para que ele consiga conduzir esses dois anos com serenidade”, afirmou, antes da cerimônia. Sobre a atuação de Barbosa no julgamento do mensalão, Lázaro disse que ele está “cumprindo as obrigações”.
Leia Mais
Ex-colegas de Supremo e governadores exaltam as qualidades de Joaquim BarbosaArtistas destacam simbolismo da chegada de um negro à presidência do STFJoaquim Barbosa reúne os colegas e elege prioridades para cumprir a promessa Luiz Fux toca guitarra e canta em homenagem a Joaquim BarbosaBarbosa põe em pauta salário vitalício para ex-governadorO cantor e compositor Djavan afirmou que a solenidade de ontem representa o que chama de “uma feliz confluência de fatores”. “Tivemos o Dia da Consciência Negra e, agora, dois dias depois, temos a posse do primeiro presidente negro do STF.” O artista considera Barbosa um homem culto, valoroso e inteligente.
A atriz Lucélia Santos, que protagonizou a novela Escrava Isaura, ressaltou a importância de negros conquistarem cargos de destaque. “Eu sempre acreditei nisso. E isso torna este momento mais forte, mais alegre, de maior contentamento para o Brasil, porque o Brasil é um país negro.” O ex-piloto Fórmula 1 Nelson Piquet citou a transparência como característica principal do "amigo" Joaquim Barbosa. "Ele é bem transparente, fala o que acha e isso não vai mudar", disse. Também estavam presentes o deputado e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) e o cantor Martinho da Vila.
PT boicota
Poucos petistas compareceram à posse de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo.
Família na primeira fila
As duas primeiras fileiras do plenário do STF foram reservadas para os familiares de Joaquim Barbosa, que ficaram bem próximos ao novo presidente do STF. O ministro fez questão de saudar sua “querida mãezinha”, Benedita Barbosa, 76 anos, e demais parentes. Pouco antes da solenidade, Benedita escapuliu do plenário e foi dar um abraço no filho, que não havia visto até então no dia de ontem.