Jornal Estado de Minas

Novo presidente da OAB-MG será escolhido sábado


Cerca de 50 mil advogados em Minas Gerais, 18 mil deles em Belo Horizonte, vão escolher no sábado quem vai comandar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), pelos próximos três anos. Pela primeira vez, a capital terá seis locais para votação, que ocorrerá das 9h às 17h. O voto é obrigatório para todos os inscritos nas 183 subseções espalhadas pelo estado.

O atual presidente, Luis Cláudio Chaves, concorre à reeleição defendendo o fortalecimento da seção mineira no plano nacional e a ampliação dos defensores de prerrogativa, projeto implementado em seu mandato. “Um dos nossos carros-chefes tem sido a defesa de prerrogativa do advogado. Nós criamos a delegacia de prerrogativa com 350 delegados em Minas para auxiliar os colegas nos embates com autoridades, quando houver violação do exercício profissional. Criamos um Disque-Prerrogativa, um 0800 que funciona de dia e de noite, e conseguimos várias vitórias”, informou o presidente.

Luis Cláudio comemorou a conquista do fim da incomunicabilidade com os presos no estado. “Mesmo aos sábados, o advogado terá acesso imediato a qualquer detento. Somos um dos únicos estados que têm isso agora.” Por outro lado, o presidente disse que sua luta em um eventual segundo mandato será por conquistar a participação dos mineiros na OAB nacional.
Atualmente, o estado não tem nenhum nome na diretoria e nas comissões. “Desta vez, estamos reivindicando várias comissões nacionais, que são importantes para o desenvolvimento e continuidade do nosso trabalho”, disse.

O advogado comentou que o fato de a população estar mais atenta e com maior acesso a julgamentos de grande repercussão, como o do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e o do ex-goleiro Bruno, no Fórum de Contagem (MG), aumenta a responsabilidade da categoria. Esse segundo julgamento, segundo ele, está sendo acompanhado por uma comissão que ao final fará relatório sobre a atuação dos advogados.

Pela oposição e com o discurso de despolitizar a OAB-MG, concorre o presidente da Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte, o professor de direito Luiz Fernando Valadão, derrotado por Luis Cláudio na última eleição. Ele defende uma ordem mais corporativista e tem entre suas propostas a criação de um plantão para defender o advogado no exercício de suas funções e a ampliação da caixa social da entidade..