O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, criticou o desfecho da CPI do Cachoeira dizendo que o relatório final - do deputado federal Odair Cunha (PT-MG) - é uma "ação deliberada contra o PSDB e o governador Marconi Perillo (GO)" e uma tentativa de o PT se defender do envolvimento de petistas com a construtora Delta - um dos pivôs do escândalo.
Leia Mais
Relator da CPI do Cachoeira sofre pressão da oposição para mudar relatórioMulher do Cachoeira posta foto com ele em rede socialGurgel considera "retaliação" pedido de seu indiciamento na CPI do CachoeiraSenadores pedem que Procuradoria-Geral da República continue a investigar CachoeiraRelator adia, mais uma vez, leitura do relatório da CPI do CachoeiraRelatório da CPI do Cachoeira é revanche do mensalão, diz governador de GoiásRelatório final da CPI do Cachoeira deve ser lido nesta quarta-feiraBicheiro Cachoeira é internado em hospital neurológico de GoiâniaTucanos querem tomar as centrais sindicais, principal "terreiro" do PT Carlinhos Cachoeira promete falar tudoCachoeira diz que povo de Goiás vai ter "orgulho" dele"É claro que esse relatório nada mais é do que um produto da ação do Partido dos Trabalhadores (PT) para se defender do seu amplo comprometimento com o mensalão e do receio de que a investigação da CPI do Cachoeira pudesse chegar até o campo do maior contratante da Construtora Delta: o governo federal", disse o deputado.
Guerra fez coro às declarações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que o pedido para investigá-lo é "retaliação" por sua ação no caso do mensalão. "As iniciativas contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, são retaliações puras e simples", avaliou Guerra.
Sobre o pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para acelerar o início dos depoimentos de envolvidos no caso conhecido como mensalão mineiro, que envolve o ex-governador de Minas Gerais e atual deputado federal do PSDB, Eduardo Azeredo, Guerra disse que o partido é favorável a "toda e qualquer investigação". " O PSDB é a favor de toda e qualquer investigação, seja determinada pelo Supremo Tribunal Federal ou em qualquer outra instância do Judiciário. Essa questão não nos diz respeito. Não procurem o PT no PSDB, porque não vão encontrá-lo", concluiu.
A juventude do PSDB também emitiu nota criticando as declarações a favor de José Dirceu dadas pelo presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Daniel Iliescu. "Pela primeira vez, vimos a Suprema Corte brasileira enfrentar de fato os poderosos e puni-los conforme os rigores da lei.