Brasília – A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira a promoção da primeira mulher a alcançar o posto de oficial superior nas Forças Armadas. A integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante, terceiro cargo mais importante da força.
Leia Mais
Ministros do governo Dilma são criticados por Ciro GomesDilma grava entrevista para programa "Esquenta", de Regina CaséDilma parte para briga no Congresso pela MP da energiaDilma destaca pioneirismo da primeira mulher oficial-general nas Forças ArmadasPrograma para formar técnicos no país volta a ser destaque em fala de Dilma RousseffDilma supera Lula em pesquisa espontâneaA promoção da contra-almirante Dalva foi assinada durante reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Celso Amorim. Também foram assinadas as promoções de outros militares. Ainda não foi definida a data da cerimônia de apresentação dos promovidos à presidenta Dilma.
A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, a partir de 1980, restrita ao já extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tendo perfil de carreira próprio e acesso limitado a determinados cargos e ao serviço em terra. Entre 1995 e 1996, foi estendido o acesso das oficiais aos corpos de saúde e de engenheiros navais.