O PSDB quer ouvir a ex-chefe de gabinete da representação da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha e demais envolvidos no escândalo da Operação Porto Seguro, deflagrada na última sexta-feira pela Polícia Federal, em Brasília e São Paulo.
Autor do requerimento encaminhado à Comissão de Fiscalização e Controle convidando Rosemary a depor, o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), disse que na outra vez em que ela foi convidada a falar na CPI dos Cartões Corporativos, o pedido foi rejeitado pelos senadores governistas. Ela seria ouvida sobre os "gastos exorbitantes" do cartão que utilizava.
A operação Porto Seguro investiga o envolvimento de servidores na emissão fraudulenta de pareceres técnicos para beneficiar empresários. No requerimento dirigido à comissão, o senador tucano quer ouvir ainda os diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo e Paulo Rodrigues Vieira, além do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) em São Paulo, Cyonil da Cunha Borges.
Já na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), o líder pede o comparecimento do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do advogado-Geral da União Luis Inácio Adams, e seu ex-adjunto, José Weber Holanda Alves, e dos superintendentes da Polícia Federal em São Paulo, Roberto Troncon Filho, e do Patrimônio da União, Evangelina de Almeida Pinho.
Alvaro Dias também encaminhou requerimento à Comissão de Infraestrutura convidando a depor os diretores da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys e Rubens Carlos Vieira, além do diretor-presidente da Antaq, Tiago Pereira Lima, o chefe de gabinete, Ênio Dias Soares, o Procurador-Geral, Glauco Alves Cardoso Moreira, e o ouvidor Jailson Santos Soares. Outro pedido do líder é para ouvir na Comissão de Educação (CE) o consultor Jurídico do Ministério da Educação, Esmeraldo Malheiros Júnior.
O senador encaminhou, igualmente, pedido ao superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Roberto Troncon Filho, de compartilhamento de informações e documentos referentes à Operação Porto Seguro.