Jornal Estado de Minas

Vereadores novatos fazem pedidos ao prefeito Marcio Lacerda


Na tentativa de estreitar as relações com os vereadores novatos, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) reuniu nessa terça-feira os futuros parlamentares, que apresentaram suas primeiras reivindicações, entre elas soluções para enchentes e saúde. Os novatos deram início também aos pedidos de cargos no Executivo. O prefeito, entretanto, não estendeu o assunto, que será tratado em particular, nas próximas duas semanas, com cada vereador eleito. Segundo um estreante na Câmara que preferiu não ser identificado, o secretário de Relações Institucionais, Marcelo Abi-Saber, já começou a fazer a lista das indicações.

Um outro novato, que também não quis ter seu nome revelado, acrescentou que o prefeito disse que “as demandas de cargos dos vereadores serão preenchidas com rapidez, em janeiro e fevereiro”. Participaram da reunião 20 novos vereadores, incluindo os petistas Juninho e Pedro Patrus, que defendeu o discurso de oposição do seu partido e ainda pediu a Lacerda que entregasse aos presentes seu plano de governo. Apesar de ter perdido o cargo para Pelé do Vôlei (PTdoB), Pedrão do Depósito (PTC) participou da reunião e Pelé não.

Durante a reunião, Lacerda falou sobre sua gestão de continuidade e dos seus projetos, mas a maior parte do tempo foi tomada pelas reivindicações dos vereadores. Bim da Ambulância (PTN) pediu ao prefeito mais atenção na área da saúde em Venda Nova. Segundo ele, a região está com uma demanda muito grande porque atende pacientes de cidades vizinhas.
Já Veré da Farmácia (PTdoB) chegou a falar sobre os alagamentos na Região do Barreiro.

Marcelo Aro (PHS) propôs ao prefeito a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) nas unidades prisionais da capital. “Notei que o prefeito não tem muito conhecimento”, ressaltou Marcelo Aro. Ele informa que vai manter na Câmara uma posição de independência em relação ao Executivo.

A reunião gerou ciúmes no presidente da Câmara, Léo Burguês (PSDB), segundo um parlamentar ligado ao prefeito. O tucano está articulando o apoio dos novatos para se manter na direção da Câmara e reclamou aos colegas não ter sido convidado para o encontro. .