A leitura do relatório final da CPI do Cachoeira começou por volta das 11 horas e com bate- boca entre os integrantes da comissão. A discussão começou em função de uma proposta do relator, deputado Odair Cunha (PT/MG). De acordo com ele, o relatório, salvo dois itens do texto, deveriam ser aprovados ou reprovados na íntegra.
Leia Mais
Relator admite retirar procurador-geral da República do relatório da CPI do CachoeiraCachoeira pode voltar para casa no fim de semanaCollor de Mello quer incluir mais jornalistas e procuradores na CPI do CachoeiraEstado de saúde de Cachoeira não é grave, diz médicoDeputado faz última reunião para tentar salvar relatório da CPI do CachoeiraRelatório final da CPI do Cachoeira será votado na próxima quarta-feiraGurgel e jornalistas ficam de fora do relatório da CPI do CachoeiraParecer final sobre Cachoeira está focado nas relações criminosas do bicheiro, diz relatorRelator retira pedido para investigar Gurgel do relatório final da CPI do CachoeiraMenos de uma hora depois de iniciada a reunião para a leitura do relatório final da CPI, os trabalhos foram interrompidos para que alguns itens do texto fossem copiados e entregues aos parlamentares.
Conteúdo antecipado
A leitura do relatório final da CPI do Cachoeira foi adiada por duas vezes antes de ser apresentada nesta quarta-feira. O relator e deputado Odair Cunha já revelou que vai pedir o indiciamento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e, também, do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), e o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO).
Cunha também pretende pedir o indiciamento de todos os depoentes que se recusaram a falar nas audiências da CPI. Ele está convencido de que os tentáculos da organização criminosa comandadas por Cachoeira eram muito fortes no governo goiano.
Para o relator, o esquema ilegal comandado por Cachoeira tem semelhanças com a máfia. Além do jogo do bicho, a organização criminosa teria negócios legalmente constituídos para criar condições de lavar dinheiro de origem ilegal e agiria para cooptar agentes políticos. A CPI do Cachoeira foi criada como um antídoto ao julgamento do mensalão e com a determinação de atingir os tucanos. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou a gravar vídeo vinculando a CPI com a estratégia do PT de neutralizar o escândalo do primeiro mandato de Lula.
Incentivada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criada há mais de seis meses com o apoio dos partidos da base aliada, a Comissão Parlamentar de Inquérito deverá poupar a Delta Construções, empreiteira cujos diretores estavam ligados ao esquema de fraudes em licitações do contraventor Carlos Augusto Ramos. .