O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidirá nos próximos dias se vai pedir a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar suspeitas de envolvimento de autoridades com irregularidades investigadas na Operação Porto Seguro. Na semana passada, o STF encaminhou a Gurgel para avaliação um documento relacionado ao caso.
Leia Mais
Gurgel pedirá perda imediata de mandato de condenados no mensalão Gurgel e jornalistas ficam de fora do relatório da CPI do CachoeiraRelator retira pedido para investigar Gurgel do relatório final da CPI do CachoeiraGurgel diz que vai apurar depoimento de Marcos Valério sobre LulaCollor apresenta representação contra Procurador- geral da RepúblicaProcurador ainda vai analisar novas acusações de ValérioFHC e Gurgel são convidados para comissão mistaNa semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), confirmou que recebeu documentos da Justiça Federal em São Paulo sobre a operação policial e disse que há informações sobre o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), já condenado no julgamento do processo do mensalão.
"Fiz uma leitura rápida, por cima, não fiz uma leitura aprofundada dos documentos. Mas o que aparece nos documentos são aquelas conversas que vocês já sabem, envolvendo o deputado", disse na ocasião Maia a jornalistas. Deputados somente podem ser investigados perante o STF. Isso ocorre porque no Brasil as autoridades têm direito ao chamado foro privilegiado..