Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) continuará nesta quinta-feira as discussões finais sobre a Ação Penal 470, o processo do mensalão. O julgamento deve ser retomado com a proposta do revisor Ricardo Lewandowski de reavaliar as multas aplicadas aos 25 condenados segundo nova tabela preparada por ele.
Leia Mais
Supremo rejeita corte nas penas de réus do mensalãoAbsolvido no julgamento do mensalão, Duda anuncia fusão de sua agênciaGurgel pedirá perda imediata de mandato de condenados no mensalão Para Mendes, julgamento do mensalão termina nesta quinta-feiraSTF deve concluir até quarta-feira julgamento do mensalãoBate-boca entre ministros do STF provoca adiamento do julgamento do mensalãoRelator do processo do mensalão declara extinta punição a ex-secretário-geral do PTCâmara aprova reajuste para ministros do Supremo Tribunal FederalBarbosa perguntou na sessão dessa quarta-feira se Lewandowski iria sugerir novas multas, inclusive nos votos em que ficou vencido. “Eu não posso nem poderia fazer dosimetria nos réus que não condenei. Se porventura o plenário adotar esse critério, eu, em alguns minutos, poderei fazer em relação aos demais réus”, respondeu o revisor.
O próximo tema a ser tratado deve ser a questão da perda de mandato de parlamentares. O relator chegou a sugerir que a Corte julgasse o assunto nessa quarta-feira, mas a sessão foi monopolizada pela discussão sobre a redução de penas proposta pelo ministro Marco Aurélio Mello.
Outro assunto importante que ainda será discutido pelo STF é a possibilidade de execução imediata das penas, conforme pediu o Ministério Público, sem esperar o julgamento de eventuais recursos. O ministro Celso de Mello também prometeu retomar a questão do ressarcimento do dinheiro desviado do Erário pelo esquema criminoso.
Barbosa anunciou que o tema da sessão desta quinta continuará sendo o mensalão, embora a pauta divulgada na internet tivesse outros processos.