Vereadores, o prefeito e o vice eleitos em Belo Horizonte, no pleito deste ano, serão diplomados no próximo dia 19 pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais. A solenidade será às 17h, no Teatro Topázio do Minascentro, no Centro da capital.
Leia Mais
Seis entre dez candidatos que disputaram eleições deste ano lucraram com campanhaEleições municipais deste ano custaram mais de R$ 395 milhões TSE ainda tem 35% de recursos das eleições para julgar até dezembro
Nos outros 852 municípios do estado, o calendário para a diplomação dos eleitos depende do juiz de cada zona eleitoral, que marcará a data em cada cidade.
Entrega dos diplomas
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação eleitoral e pode ser realizada, segundo o calendário eleitoral, até o dia 19 de dezembro, mas há cidades onde o evento já ocorreu. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo TRE-MG, assinado pelo juiz eleitoral, e que é condição para a posse no dia 1º de janeiro do próximo ano. No diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente.
Não poderá ser diplomado o candidato que estiver com o seu registro indeferido, ainda que sub judice.
Contra a expedição do diploma, caberá o recurso previsto no artigo 262 do Código Eleitoral (“recurso contra expedição de diploma”), interposto no prazo de três dias da diplomação. O mandato eletivo poderá também ser impugnado perante a Justiça Eleitoral após a diplomação, no prazo de quinze dias, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude (Constituição Federal, artigo 14, parágrafo 10).
Com informações do TRE-MG