Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), evitou nesta quinta-feira qualquer comentário sobre a possibilidade de encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prorrogação de prazo para que o Congresso estabeleça novas regras de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O STF determinou aos deputados e senadores que elaborassem, até o dia 31 de dezembro, uma nova regra para o FPE após julgar a atual inconstitucional.
Leia Mais
Relator apresenta projeto de cálculo do FPE com proposta de transição até 2015Governo não vai discutir novo rateio do FPE, diz IdeliEstados podem ficar sem repasse no FPE, diz ministro do STFCongresso terá 2 anos para criar critérios para FPEParaná cobra R$ 400 milhões do governo federal“Permita discordar, mas esse é um assunto dos mais urgentes que temos para resolver”, disse o presidente do Senado ao ser perguntado sobre as ponderações de Eduardo Braga. Ele acrescentou que as negociações, no Senado, estão em fase de conclusão. “Se votarmos , será de comum acordo com a Câmara dos Deputados.”
Na última terça-feira, o líder do governo disse que o projeto não seria mais votado este ano. Braga destacou ainda o fato de as novas regras de distribuição do FPE terem de passar por votação no Senado e na Câmara..