Brasília - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o objetivo do Programa de Investimento em Logística: Portos, lançado no início da tarde no Palácio do Planalto, é levar à maior movimentação possível de cargas com o menor custo possível. Segundo ela, o momento atual é de competitividade. “Queremos que haja uma explosão de investimentos”, destacou.
“Não estou dizendo que o objetivo é a menor tarifa porque poderia ser a menor movimentação com a menor tarifa. O objetivo é a maior movimentação de cargas possível com a menor tarifa possível”, disse Dilma.
A presidente também disse que é preciso oferecer segurança jurídica para que os investimentos prosperem e os portos sejam mais modernos e eficientes. Segundo ela, em alguns casos, a situação jurídica é boa, em outros, satisfatória, e há casos em que ela ainda é inexistente.
Leia Mais
Governo pede e TCU tira da pauta processo sobre irregularidades em quatro portosDilma diz que pacote para portos terá novas regras regulatóriasConcessão dos portos não conseguiu zarparLindbergh critica repasse de custo de tarifa à UniãoGoverno instala comissão mista para Medida Provisória dos PortosSenador Eduardo Braga será relator da MP dos PortosGoverno federal vai contratar 3,4 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida até 2014Dilma diz que encontro do Mercosul ocorre sob signo da inclusãoDilma reforçou, durante o discurso, a importância da parceria entre os setores público e privado para a modernização da estrutura portuária. “Queremos inaugurar com essa parceria uma era de eficiência para os portos brasileiros”, disse, ressaltando que os portos são responsáveis por 95% do fluxo de comércio exterior do país.
Para a presidente, portos eficientes, com ligações para os demais meios de transporte, contribuirão para que as exportações brasileiras, principalmente de minério e commodities agrícolas, se multipliquem.
Dilma falou que não haverá mais cobrança de outorga nas novas concessões de portos e nos arrendamentos de terminais. Segundo ela, os próximos leilões terão como critério de definição a menor tarifa cobrada..