A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias em todo o país em homenagem a Oscar Niemeyer. O arquiteto morreu nessa quarta-feira, aos 104 anos, no Rio de Janeiro. O corpo de Oscar Niemeyer chegou no meio da tarde desta quinta-feira ao Palácio do Planalto. Oito cadetes da Polícia Militar do DF subiram a rampa com o caixão. Vestida de preto e acompanhada da esposa do arquiteto, Vera Lúcia Niemeyer, a presidente aguardou no fim da rampa a chegada do corpo. O caixão, coberto pela bandeira do Brasil, foi aberto logo em seguida. A presidente Dilma foi a primeira a ver o corpo e ficou bastante emocionada. O cerimonial do Palácio pediu um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto.
Leia Mais
Marcio Lacerda decreta luto oficial por sete dias em BH pela morte de NiemeyerBandeira do Congresso ficará a meio-mastro como luto pela morte de NiemeyerCurvas de Niemeyer dobraram a ditaduraDilma diz que encontro do Mercosul ocorre sob signo da inclusãoOscar Niemeyer morreu no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55.
O corpo do arquiteto está sendo velado no Palácio do Planalto, onde deve ficar até às 20hs. Em seguida, será levado para o Rio de Janeiro e velado no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para amanhã no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Com informações de Renata Mariz e Arthur Paganini do Correio Braziliense.