Brasília – Para cumprir o calendário de votação do projeto de lei do Orçamento Geral da União pelo Congresso, o relator-geral senador Romero Jucá (PMDB-RR) quer apresentar, no dia 17 de dezembro, o relatório final para votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Para isso, ele terá que viabilizar a aprovação dos relatórios setoriais até a próxima quarta-feira.
Leia Mais
Painel da Câmara de São Paulo registra voto fantasma no orçamentoRelator do Orçamento não incluiu reajustes do Judiciário no parecer preliminarComissão aprova parecer preliminar do Orçamento 2013Jucá apela por acordo para votar relatório do OrçamentoOrçamento da União para 2013 deve ser votado nesta semanaO senaqdor acrescentou que disponibilizou aos relatores setoriais R$ 14,5 bilhões para atender às emendas parlamentares individuais e coletivas. O relator-geral acrescentou que, na próxima semana, pretende melhorar a situação das emendas definidas pelas bancadas.
Quanto à postura dos partidos de oposição – DEM, PSDB e PPS, além do PDT, de ameaçar obstruir as sessões marcadas para a próxima semana, Jucá disse que não participa dos entendimentos. Segundo ele, o presidente da CMO, Paulo Pimenta (PT-RS), está a cargo dessas negociações. “Não estou envolvido nisso mas vamos construir um entendimento”, limitou-se a dizer o relator.
Os representantes dos quatro partidos reivindicam a liberação, pelo governo federal, das emendas parlamentares ainda pendentes no orçamento de 2012. As negociações têm ocorrido com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti..