Brasília - Os senadores e deputados que representam os estados não produtores de petróleo devem apresentar nesta terça-feira, em sessão do Congresso Nacional, requerimento de urgência para que seja analisado o veto da presidenta Dilma Rousseff sobre a redistribuição dos royalties do petróleo. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que marcará amanhã mesmo uma nova sessão para analisar a reivindicação das bancadas, assim que o pedido for apresentado formalmente.
Leia Mais
Parlamentares querem votar veto à redistribuição dos royalties do petróleo ainda este anoGovernadores entram na briga contra o veto dos royalties do petróleoMercadante pede produtores usem royalties de contratos atuais na educaçãoGovernadores iniciam negociação pela votação de veto ao royalties do petróleoSarney promete colocar em regime de urgência votação dos vetos dos royalties Planalto tenta impedir urgência para votação de vetoCongresso analisará pedido de revisão sobre royaltiesNa semana passada, deputados e senadores de estados não produtores se reuniram com Sarney para reivindicar a análise do veto presidencial à redistribuição dos royalties de petróleo nas camadas pós e pré-sal ainda em 2012. Eles conseguiram o número de assinaturas necessário para reivindicar a votação em caráter de urgência do veto presidencial que previa inserir na redistribuição os recursos oriundos de contratos já licitados.
Na ocasião, o senador Wellington Dias (PT-PI), autor do projeto aprovado no Senado e na Câmara, disse que nas duas Casas há mais que as 257 assinaturas de deputados e 41 senadores para que o veto tramite em caráter de urgência.
A agenda da sessão do Congresso marcada para o meio-dia prevê a votação de uma série de projetos de lei de abertura de crédito extraordinário no Orçamento de 2012. O desafio dos deputados e senadores dos estados que não produzem petróleo é fazer com que esses parlamentares compareçam à sessão para analisar os vetos. Caso contrário, qualquer pedido de vista de quórum pode inviabilizar a votação do requerimento..