Brasília – A presidenta Dilma Rousseff está em Moscou, na Rússia, onde fica até o próximo sábado. Dilma conversa nesta quinta-feira com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev e amanhã com o presidente Vladimir Putin. Em discussão, o aprofundamento da parceria estratégica entre brasileiros e russos, com ênfase em ações para a modernização das estruturas produtivas e a capacitação profissional.
Leia Mais
Em Paris, presidente Dilma defende cooperação para sair da criseDilma defende mais investimento de países superavitáriosDilma embarca para a Europa com seis ministros na comitivaEm entrevista ao Le Monde, Dilma defende LulaViagem oficial de Dilma a Moscou termina na sexta-feiraNas reuniões com Putin e Medvedev, Dilma deverá conversar sobre a situação no Oriente Médio e a crise econômica internacional. Em 2013, a Rússia assumirá a presidência do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias mundiais).
Como integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), Dilma, Putin e Medvedev deverão examinar a possibilidade de avançar no fortalecimento do multilateralismo, por meio da reforma das instituições de governança política e econômica.
De 2001 a 2011, o intercâmbio comercial cresceu 357%, alcançando US$ 7,16 bilhões. No contexto da visita presidencial, será realizado o 2º Fórum Empresarial Brasil-Rússia, com o objetivo de favorecer parcerias entre empresas dos dois países..