O PSDB oficializou a disputa com o PSB do prefeito reeleito Marcio Lacerda pela Presidência da Câmara de Belo Horizonte. O presidente dos tucanos na capital, deputado estadual João Leite, afirmou nessa quinta-feira que o partido não vai abrir mão de indicar um nome da legenda para o cargo, se contrapondo ao prefeito, que, ao menos por enquanto, tem Bruno Miranda (PDT) como predileto para assumir o comando da Casa. No PSDB, o candidato preferido é o vereador Pablito.
Os tucanos apoiaram Marcio Lacerda na eleição para a prefeitura. O relacionamento entre eles, no entanto, se deteriorou depois que o partido cobrou a fatura – lembrando acordo fechado antes da campanha – e pediu apoio para permanecer na Presidência da Câmara, ocupada hoje por Leo Burguês. Lacerda retrucou dizendo que o acerto só valeria se o PT tivesse sido o vice em sua chapa. O partido até chegou a indicar o deputado federal Miguel Corrêa Júnior para o posto, mas o parlamentar foi substituído pelo deputado estadual Délio Malheiros (PV), com a quebra da aliança da legenda com o PSB.
Leia Mais
Vereadores de BH querem reajustar o próprio salário ainda este ano em mais de 60%Vereadores novatos fazem pedidos ao prefeito Marcio LacerdaBarrado reajuste dos salários de 61,8% na Câmara de BHPSDB cobra acordo que previa um tucano no comando da Câmara de BHPré-candidato a presidente, Aécio deverá comandar o PSDB a partir de maio de 2013O principal temor do PSDB ao ficar sem a Presidência da Câmara é de não se ver representado em cargos estratégicos dos poderes Executivo e Legislativo de Belo Horizonte exatamente no período em que Aécio Neves tenta se cacifar para disputar a Presidência da República. Na distribuição de cargos na prefeitura, Lacerda tem dito a interlocutores que não pretende ficar “refém” do PSDB, assim como, afirma, foi dos petistas, que tinham grande parte dos cargos no município.
Segundo João Leite, qualquer um dos três representantes que os tucanos terão na Câmara nos próximos quatro anos tem condições de ser candidato.
Na avaliação do vereador Pablito, o PSDB tem respaldo da população e, portanto, tem direito de se lançar na disputa pela Presidência da Câmara. “O PSDB é hoje o partido mais importante do estado.
Reação
O vereador eleito Wellington Magalhães (PTN), que afirma representar um grupo de 16 novos parlamentares, não gostou das declarações do presidente municipal do PSDB. Wellington, que é um dos principais articuladores de Danilo de Castro, secretário de Governo de Anastasia, afirma que os vereadores não vão aceitar interferência dos comandos dos partidos, seja do PSB, do PT ou do PSDB. “Nada será imposto. Tudo será resolvido pelos vereadores”, aposta Magalhães..