O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve conversar com a presidente Dilma Rousseff antes de convocar a sessão do Congresso para votar o veto ao projeto de distribuição dos royalties resultantes da exploração do petróleo. A informação é da vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES). Ela fez esse pedido em conversa com Sarney, que está no exercício da Presidência da República.
Leia Mais
Presidente do Congresso decide hoje se convoca sessão para votar veto dos royaltiesDilma joga a toalha sobre partilha entre estados dos royalties do petróleoSem definição da partilha dos royalties do petróleo, educação fica para depoisPF adiou operação ao descobrir elo com RoseBoa aprovação de Dilma passa ao largo do mensalãoDilma passa aniversário sem bolo em MoscouCom a certeza da derrubada do veto, os parlamentares dos dois Estados querem adiar a votação para o próximo ano. Rio de Janeiro e Espírito Santo defendem a manutenção da regra atual, pela qual os dois ficam com cerca de 80% dos recursos dos royalties e de participação especial do petróleo.
Parlamentares do Rio e do Espírito Santo recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a mudança nas regras. "Os Estados querem derrubar o veto pensando que vão receber recursos, mas não vão receber. Na judicialização, não vão receber. Uma contenda judicial desse tamanho não será resolvida da noite para o dia", afirmou Rose de Freitas, defendendo uma negociação política a ser conduzida por Dilma. A presidente, no entanto, declarou não ter mais como interferir nessa disputa..