O presidente do Supremo Tribunal Federal , ministro Joaquim Barbosa, encerrou na tarde desta segunda-feira o julgamento do processo do mensalão, que começou no dia 2 de agosto deste ano com a condenação de 25 reús, entre eles lideranças importantes do PT, como o ex-ministro José Dirceu, e empresários ligados ao esquema, com destaque para o empresário Marcos Valério. Todos os 25 reús foram indiciados no processo de investigação realizado pela Procuradoria-geral da República para apurar a compra de apoio de parlamentares com recursos públicos durante o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Leia Mais
Para ministro Celso de Mello, STF tem '"monopólio da última palavra"Perda do mandato de deputados depende agora de recursos e da CâmaraSTF cassa mandato e direitos políticos de três deputados condenados no mensalão Ministro Celso Mello abre sessão do STF para definir perda de mandato de deputadosAliados criticam resultado de julgamento do mensalãoBarbosa pode decidir prisões de condenados no mensalão individualmenteDecisão do STF sobre perda de mandatos é "ingerência" no Legislativo, diz Marco MaiaCâmara vai à Advocacia-Geral da União e ameaça não cumprir decisão do STFJulgamento do mensalão é concluído no STF com novo bate-bocaSTF desiste de fixar valor de ressarcimento para condenados do mensalãoPrisão dos condenados
A questão da prisão imediata dos condenados só deverá ser discutida quando o Ministério Público Federal reforçar o pedido apresentado no início do julgamento. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deverá protocolar nova petição quando tudo acabar. A questão poderá ser analisada por Barbosa individualmente ou pelo plenário.
Não haverá proclamação geral de decisões quando o julgamento acabar, pois os resultados foram anunciados de forma fatiada ao fim de cada capítulo e de cada pena.
Recursos
A ministra Cármen Lúcia também já havia adiantado que as sentenças proferidas pelo STF em relação aos condenados e a perda de mandadto só seriam publicadas em 2013, condição para que a defesa dos condenados possam apresentar algum tipo de recursos para beneficiar seus clientes..