O relator dos vetos que serão analisados nesta quarta-feira pelo Congresso, o deputado Júlio César Lima (PSD-PI), já definiu e orientou as bancadas dos estados não produtores de petróleo como votar os mais de 3 mil vetos que estão na pauta. Ele votará “sim” em todos eles e “não” para derrubar o veto parcial à lei sobre os royalties do petróleo, que retirou do texto aprovado pelo Congresso a redistribuição também com base nos contratos já licitados.
Leia Mais
Deputados e senadores se preparam para votar hoje vetos aos royalties do petróleoCongresso reage contra STF para definir divisão dos royaltiesDivisão igualitária dos royalties do petróleo pode ficar para 2017Ministro do STF suspende votação do veto à divisão dos royaltiesParlamentares e governo ensaiam acordo para votar os royaltiesImpasse impede votação dos vetos no Congresso. Sessão é remarcada para 19 horasVice-governador do Rio diz que é "loucura" indefinição sobre royalties do petróleoComeça tensa sessão conjunta do Congresso para votação dos vetosOs votos serão feitos de forma manual. A gráfica do Senado imprimiu 463 páginas que já estão sendo distribuídas aos senadores e deputados. O departamento de engenharia do Senado construiu 13 urnas especiais para depositar os votos dos parlamentares.
O presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), destacou que a maioria dos vetos que serão analisados vem de longa data e se refere à área orçamentária, sem relevância, “porque estão totalmente superados”. Quanto aos vetos polêmicos, como os do Projeto de Lei do Código Florestal, ele disse que a decisão de mantê-los caberá aos partidos e aos líderes..