A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira, quatro mandados de prisão expedidos pela Comarca de Bocaiúva contra três empresários e um servidor público, em Olhos D´Água, no Norte de Minas. As prisões foram efetuadas em função de resultados de laudos periciais que comprovam o desvio, até o momento, de mais de R$ 2, 5 milhões em cinco municípios do norte mineiro.
A Operação Recidiva comandada pela Polícia Federal é o desdobramento de outra operação desencadeada em junho deste ano, batizada de Máscara da Sanidade, que desarticulou organização criminosa especializada em desviar verbas destinadas a obras públicas, mediante o conluio de empresários, agentes públicos e políticos, atingindo 55 municípios da Região Norte do Estado de Minas Gerais.
Foram presos três empresários em razão da Operação Máscara da Sanidade, e um agente público do Município de Olhos D’Água/MG.
Laudos
Os laudos periciais de engenharia solicitados pela Polícia Federal demonstram que o desvio, até agora, é de aproximadamente R$ 2.580.000,00 (dois milhões quinhentos e oitenta mil reais) em obras públicas executadas em cinco municípios do Norte de Minas Gerais. Os laudos servirão para instruir os inquéritos policiais instaurados em razão do desdobramento da Operação Máscara da Sanidade para apurar o desvio de verba pública relativo a cada obra.