O deputado Carlinhos Almeida (PT-SP) apresentou nesta quinta-feira a carta de renúncia ao mandato, abrindo caminho para a posse, na próxima semana, do suplente José Genoino (PT-SP). Ex-presidente do PT, Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão por corrupção ativa e formação de quadrilha com pena de seis anos e 11 meses, em regime semiaberto. Ele engrossará o grupo de condenados no julgamento do mensalão com mandato de deputado: Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Leia Mais
Defesa de Genoino quer que STF decida sobre prisãoAcusada de corrupção, Rosemary quis ajudar Genoino e médico de LulaGenoino diz ter respaldo e votos para voltar à CâmaraGenoino assume mandato hoje apesar de condenado pelo STFConheça o perfil da nova Câmara de BH Em novo dilema, PSB de BH terá que escolher entre PT e PSDBServidor é afastado por suspeita de fraude no RSEx-deputado federal, Genoino ocupará a vaga como suplente na coligação do PT. A renúncia de Almeida vai efetivar como titular o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), que exerce o mandato como suplente, e assim será liberada uma vaga para a coligação. Genoino, no entanto, terá de deixar a vaga, caso o ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), um dos titulares da bancada de São Paulo na mesma coligação, retome o mandato parlamentar.
A secretaria da Mesa da Câmara ainda não definiu se a posse dos suplentes será no dia 2, 3 ou 4 de janeiro. O primeiro secretário da Mesa, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), é quem deverá dar posse aos suplentes na ausência em Brasília do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS)..